Procurar no site

Contatos

P.N.R. - Partido Nacional Renovador

20-05-2010 01:00

Breve Enquadramento Histórico

     O PNR, criado em Fevereiro de 2000, tem as suas origens entre os apoiantes dos diversos pequenos partidos, movimentos e coligações eleitorais da direita nacionalista (PDC, MIRN, PDP, FN), surgidos após o PREC, todos eles extintos após algum tempo de actividade sem obter resultados eleitorais apreciáveis.

     Após o insucesso das experiências do Partido da Democracia Cristã, Movimento Independente para a Reconstrução Nacional, Partido da Direita Portuguesa e Frente Nacional, e face às dificuldades encontradas pelos militantes da direita nacionalista para conseguir reunir as cinco mil assinaturas necessárias para formar um partido, a aquisição de um partido de centro-esquerda na falência (o PRD) apresentou-se como uma oportunidade.           

     O Partido Renovador Democrático tinha entrado em decadência, tinha acumulado dívidas e estava sem actividade, mas não foi legalmente extinto. Foi então que elementos da Aliança Nacional e do extinto Movimento de Acção Nacional (MAN) se filiaram no PRD, pagaram as suas dívidas, e, uma vez no controlo do partido, mudaram-lhe o nome para Partido Nacional Renovador (P.N.R.), com um novo programa.

     No início do ano de 2006, o PNR tem procurado recrutar jovens estudantes em escolas secundárias e em estabelecimentos do ensino superior para a criação da Juventude Nacionalista.

 Ideologia social e económica

     Os seus valores ideológicos consistem na valorização de um espírito nacionalista português, ou seja colocar os interesses da Nação acima de quaisquer interessas sectários, tendo como lema do partido “Nação e Trabalho”. O programa do PNR consiste em apoiar a família, a natalidade nacional e a educação criando assim um Ministério da Família e da revisão da Lei de Bases da Família. Restringir a imigração e inverter os fluxos migratórios alegando que a concorrência de mão-de-obra estrangeira prejudica o acesso a postos de trabalho pelos cidadãos portugueses. Combater o crime e reduzir a idade de imputabilidade penal com punições duras para a violência sobre crianças e a pornografia infantil, e é apologista de que sejam agravadas as penas para os crimes de abuso sexual e outras formas de degradação e molestação de menores, como a exploração do trabalho infantil. Terminar e combater a corrupção política e social, combater o capitalismo que enforca milhares de famílias portuguesas e põe em cheque a nação, empresas e o trabalho nacional e combater a precariedade no trabalho.