P.C.P. - Partido Comunista Português
Beve Enquadramento Histórico
O Partido Comunista Português (PCP) é resultado, tal como os restantes partidos comunistas europeus da revolução bolchevique do início do século XX.
Através dos conhecimentos ministrados por Marx, Engels e Lenine, nasceu a ideia de que deveria existir um partido que representasse o proletariado ou seja o povo – os trabalhadores e a classe operária.
Assim, a 6 de Março de 1921, na sede da Associação dos Empregados de Escritório, em Lisboa, realiza-se a Assembleia que elege a direcção do PCP. Estava fundado o Partido Comunista Português.
O Partido, criou a Coligação Democrática Unitária (CDU), com o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) e a Intervenção Democrática, em 1982.
A organização jovem do Partido é a Juventude Comunista Portuguesa (JCP), fundada a 10 de Novembro de 1979, proveniente da congruência da União dos Estudantes Comunistas (UEC) e da União dos Jovens Comunistas (UJC). A JCP é membro da Federação Mundial da Juventude Democrática, uma organização jovem não-governamental que congrega várias organizações jovens de esquerda de todos os continentes.
Ideologia social e económica
Como se pode constatar, o Partido Comunista Português (PCP)), é um partido político de extrema-esquerda. É um partido comunista marxista-leninista e a sua organização é baseada no centralismo democrático. O partido considera-se também patriótico e internacionalista.
Os estatutos do Partido definem-no como sendo um partido político do proletariado e de todos os trabalhadores Portugueses, e, ainda como sendo a vanguarda de todos os trabalhadores. O seu papel resulta da sua natureza de classes e da sua proximidade com o povo, ganhando assim o seu apoio.
O PCP abrange nos seus quadros todo o tipo de trabalhadores, que lutam pelos ideais da democracia e do Socialismo. Considera-se o legítimo defensor das tradições de luta e dos objectivos alcançados na história do país.
O Partido Comunista tem como base teórica o Marxismo-Leninismo, que consiste numa concepção materialista do mundo como uma ferramenta científica de análise social. Estes princípios guiam os objectivos e acções do partido e permitem-lhe sistematicamente responder a novos desafios e realidades.
O PCP orienta também os seus membros e as suas actividades no espírito do internacionalismo proletário de cooperação entre os partidos comunistas e as forças revolucionárias e de solidariedade para com os trabalhadores de outros países.
A estrutura da JCP é semelhante à do PCP, baseada nos princípios leninistas do centralismo democrático e ambas as organizações mantêm uma relação de cooperação. A JCP é, contudo, uma organização independente.
Composta maioritariamente por estudantes e jovens trabalhadores, a JCP tem como principais interesses políticos a promoção de uma educação gratuita e pública para todas as idades, a luta contra o desemprego e pela paz. Tem a sua principal força nos estudantes do ensino secundário, com uma presença forte nas Associações de Estudantes (AAEE).