Procurar no site

Contatos

Estatística Referente aos Inquéritos Aplicados ao Ensino Secundário Da ESM

20-05-2010 23:25

 

    No âmbito da área disciplinar não curricular de área de projecto, o grupo JurInfo aplicou um inquérito sobre conteúdos politico-jurídicos numa amostra da população do Ensino Secundário da ESM, como meio para estudar os conhecimentos das temáticas em questão na população jovem. Eis os resultados:

 

·   29% da amostra em estudo considera a República “uma forma de governo da qual um representante, normalmente denominado presidente, é o líder do país, podendo ou não acumular com o poder executivo” (resposta certa), enquanto que 71% acha que República “é uma forma de governo onde o poder de tomar decisões políticas está com os cidadãos (povo), directa ou indirectamente, por meio de representantes eleitos – forma mais usual”. Constata-se uma clara falta de informação na grande maioria da amostra, demonstrando incapacidade de definir República, confundindo com o conceito de democracia.

 

·   Verifica-se que 98% da amostra em estudo está familiarizado com a definição de código penal, acertando na resposta correcta, enquanto que apenas 2% fazem ainda alguma confusão.

 

·   53% da amostra crê erradamente que o governo é um órgão pertencente ao poder legislativo, sendo que a percentagem dos que sabem que o governo é um órgão pertencente ao poder executivo é de 46%. Apenas 1% da amostra acredita que o governo pertence ao poder judicial.

 

·   53% têm conhecimento dos seus direitos e deveres, mostrando que uma grande parte dos jovens não possui conhecimento dos mesmos ou apenas não tem a certeza (3% e 44%, respectivamente).

 

·   96% da amostra em estudo tem noção do que um partido político é e representa, sendo que 4% mostra ainda alguma falta de conhecimento.

 

·   Em relação à função do poder executivo, verifica-se uma percentagem bastante reduzida de conhecimento – apenas 19% sabem no que consiste e responderam correctamente à pergunta, estando os restantes 81% distribuídos pelas outras duas opções.

 

·   Quanto à capacidade para descrever o sistema eleitoral português, as percentagens verificam-se muito equilibradas – 27% são capazes de o fazer, 26% não e 47% têm uma pequena, vaga noção de como o descrever.

 

·   35% sabe que a função do parlamento é de elaborar legislação, enquanto que 25% julga que tem como função decidir políticas governamentais e 40% pensa que é solucionar os problemas sociais ocorrentes.

 

·   Para finalizar o estudo deste inquérito, 75% da amostra nunca se interessou em participar numa actividade relacionada com política direccionada para os jovens, 21% já se interessou e 4% nunca teve conhecimento de nenhum.