Procurar no site

Contatos

C.D.S/P.P. - Centro Democrático Social/Partido Popular

20-05-2010 00:50

 Breve enquadramento Histórico

    O Partido do Centro Democrático Social foi fundado a 19 de Julho de 1974. Declarou-se rigorosamente ao centro, mas já então contava com grande parte da direita portuguesa nas suas fileiras. No dia 13 de Janeiro de 1975, os responsáveis do CDS entregaram no Supremo Tribunal de Justiça a documentação necessária à legalização do partido. O CDS chegou pela primeira vez ao poder em aliança parlamentar com o Partido Socialista. O II Governo Constitucional tomou posse a 23 de Janeiro de 1978, e incluía três ministros do CDS: Rui Pena (Reforma Administrativa), Sá Machado (Negócios Estrangeiros) e Basílio Horta (Comércio e Turismo), além de 5 secretários de Estado.

 Ideologia social e económica

    Com as ideologias centristas o CDS-PP demonstra uma necessidade de se construir, em Portugal, um tipo de sociedade inspirada nos melhores valores democráticos e humanistas da Europa Ocidental e, capaz de corresponder aos verdadeiros anseios de todos e cada um dos portugueses, abrindo-se a todos os democratas do centro-esquerda e do centro-direita que se sintam solidários nas tarefas que será necessário levar a cabo para a construção de tal sociedade.

    Os seus princípios essenciais baseiam-se assim na defesa total do homem e dos seus direitos com tentativa a por fim à opressão humana e a todas as violações de direitos, querendo assim construir para Portugal um futuro de paz, liberdade e democracia social, garantindo que todos os seja uma democracia pluralista, caracterizado pela garantia das liberdades individuais e pela participação de todos na vida política e na gestão dos interesses comunitários a todos os níveis.